Holanda e Bélgica firmam contrato conjunto com a BAE Systems para sistemas de canhões navais 40Mk4

Novos canhões navais trazem poder de fogo avançado para duas Marinhas europeias aliadas

Holanda e Bélgica firmam contrato conjunto com a BAE Systems para sistemas de canhões navais 40Mk4
Holanda e Bélgica firmam contrato conjunto com a BAE Systems para sistemas de canhões navais 40Mk4 (Foto: Reprodução)

A BAE Systems assinou um contrato com o Comando Holandês de Material e TI (COMMIT) para fornecer oito sistemas de canhões navais Bofors 40Mk4 às marinhas da Holanda e da Bélgica. 


Esse acordo integra o programa de fragatas de guerra anti-submarino, uma joint venture entre as marinhas dos dois países, que inclui a entrega de duas fragatas e dois sistemas de armas navais por embarcação. 


O Bofors 40Mk4 é um sistema de canhão naval compacto e leve, projetado para operações de guerra antiaérea e antissuperfície. Ele permite a troca fluida entre diferentes tipos de munição, proporcionando uma mira versátil contra ameaças aéreas, terrestres e marítimas.


A munição programável Bofors 3P de 40 mm oferece ao sistema a máxima flexibilidade de combate, podendo ser programada em seis modos distintos para otimizar seu efeito. Combinando o comprovado canhão Bofors de 40 mm com a mais recente tecnologia de munição 3P, essa plataforma está pronta para enfrentar os desafios esperados e os inesperados.


“Esse importante marco garantirá que as novas fragatas possuam as capacidades de ponta necessárias, especialmente com a adição de nossa avançada munição 3P”, afirmou Stefan Löfström, diretor de marketing e vendas da BAE Systems Bofors. “A BAE Systems continua a apoiar nossos aliados da OTAN, oferecendo capacidades aprimoradas para ajudar a manter a segurança na Europa”. 


O contrato abrange instalação, treinamento, documentação, peças de reposição e ferramentas, além da opção de munição programável 3P e armas adicionais para treinamento. O primeiro canhão está previsto para entrega em 2026.

Comentários (0)