Escola de Direito da PUCRS realiza julgamento em parceria com o TJRS

Tribunal do Júri será dia 14 de novembro, no Salão de Atos da Universidade

Escola de Direito da PUCRS realiza julgamento em parceria com o TJRS
Escola de Direito da PUCRS realiza julgamento em parceria com o TJRS (Foto: Reprodução)

Na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro, a Escola de Direito da PUCRS, em parceria com a 4ª Vara do Júri do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, realiza uma sessão de julgamento no Salão de Atos da Universidade, a partir das 9h. O caso trata-se de uma tentativa de feminicídio, ocorrida em Porto Alegre, em setembro de 2018. 


O plenário contará com a presença da Juíza Titular da 4ª Vara do Júri, Cristiane Busatto Zardo, sete jurados, promotora do Ministério Público, Luciana Cano Casarotto, e advogado de defesa, Christian Penido Tombini. 


Essa é a segunda vez que a Escola de Direito leva uma sessão de julgamento para dentro da Universidade. A parceria entre as instituições surgiu por iniciativa do Núcleo de Ciências Criminais e do Núcleo de Prática Jurídica da PUCRS. 


“O nosso curso de Direito se destaca pela vivência prática em todo o percurso formativo. A Sessão de Julgamento da 4ª Vara do Júri é uma das atividades que proporciona aos nossos discentes, desde o primeiro semestre, compreender as carreiras jurídicas, o que se refletirá nas futuras escolhas profissionais”, destaca Marcos Eberhardt, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica. 


Neste ano, também irão assistir ao plenário alunos do terceiro ano do ensino médio de três escolas da Rede Marista. Através de intermediação da PUCRS, foram convidados os colégios Champagnat, Rosário e Assunção. 


“A primeira sessão que fizemos na PUCRS foi muito proveitosa e permitiu que vários alunos acompanhassem um júri de verdade, complementando seus ensinamentos teóricos com um pouco de visão da prática. Além disso, estamos permitindo aos alunos de ensino médio a mesma experiência”, ressalta Cristiane Busatto Zardo, Juíza de Direito da 4ª Vara do Júri. 


Na ocasião, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul irá distribuir uma cartilha informativa com conteúdos sobre violência contra a mulher para os estudantes. O objetivo é alertar e educar desde cedo. A sessão de julgamento iniciará às 9h e será aberta ao público. Para participar, basta realizar inscrição por https://webapp.pucrs.br/inscricao-siproex/?projeto=ba95f7da4df4aa7f


Em março de 2023, a Escola de Direito da PUCRS realizou uma sessão de julgamento em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul sobre uma tentativa de homicídio, ocorrida em Porto Alegre, julho de 2019. 

Comentários (0)