Hospital Municipal da Brasilândia entra na Virada Sustentável

Evento de sustentabilidade, dias 28 e 29 de novembro, terá exposição imersiva, moda circular e práticas esportivas, como basquete e artes marciais

Hospital Municipal da Brasilândia entra na Virada Sustentável
Hospital Municipal da Brasilândia entra na Virada Sustentável (Foto: Reprodução)

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) - Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, se prepara para entrar na Virada Sustentável 2024, oferecendo uma programação diversificada e gratuita para toda a comunidade. Nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 10h, o evento promete envolver e encantar crianças e adultos com uma série de atividades planejadas para promover uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade.


Os participantes poderão escolher três peças de roupas doadas, participar de brincadeiras monitoradas no jardim e desfrutar de sessões de dança e esporte. As palestras foram cuidadosamente planejadas para despertar o interesse e o pensamento crítico sobre temas relacionados à sustentabilidade em um ambiente acolhedor e educativo.


Moda circular


Na Virada Sustentável, a moda circular está na vanguarda da promoção de práticas sustentáveis, incentivando a doação, a reciclagem e a reutilização. A seleção de roupas de segunda mão são um exemplo de como reduzir nosso impacto ambiental. Ao escolher peças que já tiveram um dono anterior, as pessoas estão contribuindo para minimizar o desperdício e a poluição gerada pelos processos industriais tradicionais.


“Aqui unimos a solidariedade com o conceito da moda circular que preconiza a economia de recursos ambientais. Essa ação promove a conscientização sobre o consumo responsável e também gera economia para as famílias fortalecendo nosso vínculo com a comunidade", afirma Carla Ribeiro, supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e uma das responsáveis pela organização da Virada Sustentável no HMB.


Exposição imersiva


Três áreas foram preparadas para a exposição que usa tecnologia para garantir uma experiência imersiva. O tour começa pela sala dos vídeos que apresentam o impacto ambiental da atividade humana e termina no corredor sensorial que “apagará” o olhar com o escuro, trazendo a sensação de se estar em meio à floresta, com cheiros e barulhos característicos.


A devastação provocada pelas queimadas é o alerta do cheiro dessa última sala e o ingresso, impresso numa folha com sementes para plantar, é a esperança que se renova com a conscientização. Por isso, quem sai dessa experiência é convidado a escolher três roupas que estarão expostas no espaço. Todas são frutos de doações que passaram por lavanderia e estão em araras a espera de novos donos. 


“Assim nós conseguimos nos conectar com a comunidade e dividimos essa visão de responsabilidade com o meio ambiente”, explica Fernando Tavares, gerente de Infraestrutura do IMED e um dos organizadores da virada no HMB.


Virada é um movimento


O evento, considerado o maior festival de mobilização para a seguimento no Brasil, foi criado em 2011, em São Paulo. Cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus já realizaram suas edições, reunindo organizações da sociedade civil, órgãos públicos, movimentos sociais e grandes empresas.


Na Zona Norte, o HMB estreia no movimento querendo trazer a comunidade para o debate sobre como transformar o mundo a partir de ações individuais. “Convidamos toda a população para participar e se engajar com ações práticas que podem transformar a cidade e o nosso futuro. A Virada Sustentável é uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos fazer a diferença no meio ambiente e na sociedade”, anuncia Carla.


 


Dia 28 de novembro no HMB


10h: abertura do evento


10h30: abertura da exposição imersiva


10h30: abertura do espaço de moda circular


11h às 12h: palestra Secretaria Municipal de Meio Ambiente


14h às 15h: palestra Eficiência energética para crianças


15h às 16h: curso Eletricidade básica (jovens e adultos)


16h: Encerramento do primeiro dia da Virada com distribuição de mudas


 


Dia 29 de novembro no HMB


10h: abertura da exposição imersiva


10h: abertura do espaço de moda circular


10h às 11h: Ginástica


12h às 13h: Artes Marciais


14h às 16h: Basquete


15h às 16: palestra Alimentação saudável


16h: Encerramento da Virada com distribuição de mudas


 


Endereço: Av. Michihisa Murata, 150 - Jardim Maristela, São Paulo

Comentários (0)