Temperaturas recordes acendem alerta e intensificam a importância da proteção solar

Clima extremo já causou quase 6% das mortes em cidades da América Latina, aponta estudo - UV.LINE é pioneira em moda com proteção solar no Brasil

Temperaturas recordes acendem alerta e intensificam a importância da proteção solar
Temperaturas recordes acendem alerta e intensificam a importância da proteção solar (Foto: Reprodução)

São Paulo, novembro de 2024 – O ano de 2024 registrou uma escalada nas temperaturas globais, com o mês de junho se estabelecendo como o mais quente já documentado, segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus (C3S). O dado chama a atenção para o impacto do aquecimento global, especialmente em regiões urbanas.


Uma pesquisa recente, publicada na revista Nature, aponta que as temperaturas extremas (calor e frio) foram responsáveis por quase 6% das mortes nas cidades da América Latina. Em paralelo ao aumento das temperaturas, a expansão da procura por métodos de cuidados com a pele se intensifica, mas não o bastante. O Instituto de Cosmetologia de Campinas afirma que 71% dos brasileiros não fazem uso do protetor solar todos os dias. 


A exposição prolongada ao sol gera problemas como o envelhecimento precoce, insolação, desidratação, e agravo de condições cutâneas como rosácea e dermatite. O CEO da UV.LINE, empresa pioneira em moda com proteção UV no Brasil, Lyonel Pellegrino, enfatiza a importância da proteção diária: “A exposição ao sol é inevitável, mas o ato de se precaver aos raios nocivos depende de autocuidado. Vestir roupas adequadas e aplicar filtro solar diariamente são atitudes simples que fazem toda a diferença na prevenção de doenças de pele e outros problemas de saúde causados pelo sol”, destaca.


As peças da UV.LINE são confeccionadas com uma tecnologia que bloqueia a passagem dos raios UVA e UVB em até 98%, graças às fibras de dióxido de titânio que compõem os tecidos. Esses materiais são submetidos a rigorosos testes pela Australian Radiation Protection and Nuclear Safety Agency (ARPANSA), entidade australiana que criou a norma de mensuração da proteção ultravioleta em tecidos e é referência mundial na avaliação do Fator de Proteção Ultravioleta (FPU), garantindo uma proteção certificada.


Além de oferecer os produtos, a empresa se destaca pela conscientização sobre os riscos da exposição excessiva ao sol e na importância de uma rotina de cuidado com a pele. O objetivo da criação da marca foi desenvolver itens confiáveis para uso em dias ensolarados, sem grandes preocupações. 


"A proteção não se limita apenas ao filtro solar, mas envolve o uso de chapéus, acessórios e roupas apropriadas para evitar danos cumulativos causados pela radiação ultravioleta", afirma Pellegrino. "É preciso ter um compromisso que ultrapassa a proteção e gere a conscientização. Os consumidores precisam compreender os riscos e priorizar a segurança de forma eficaz, especialmente em um cenário de aquecimento global acelerado”.


Sobre a UV.LINE


Fundada em 2003, a UV.LINE é a primeira marca brasileira especializada em roupas com proteção solar UV certificada. Com mais de 20 anos de mercado, oferece peças que bloqueiam até 98% dos raios UVA e UVB. Os produtos UV.LINE são desenvolvidos com tecidos tecnológicos certificados, com proteção garantida por toda a vida útil das peças. Para saber mais, acesse:https://www.uvline.com.br/

Comentários (0)