Plataforma robótica se populariza e já está presente em 22 hospitais do Brasil

Ao possibilitar cirurgias menos invasivas, robôs da Zimmer Biomet estão disponíveis em algumas das principais capitais do país

Plataforma robótica se populariza e já está presente em 22 hospitais do Brasil
Plataforma robótica se populariza e já está presente em 22 hospitais do Brasil (Foto: Reprodução)

A cirurgia robótica já é uma realidade no Brasil. Desde a chegada da primeira plataforma voltada às cirurgias laparoscópicas - minimamente invasivas e realizadas com o auxílio de uma pequena câmera - há pouco mais de 15 anos, o segmento tem vivenciado um cenário de pleno crescimento com a expansão dessas tecnologias a diferentes áreas, como na ortopedia. Nesse sentido, robôs como o ROSA®, trazidos ao país pela Zimmer Biomet, têm se popularizado e seguem contribuindo com o universo dos procedimentos que visam substituir articulações importantes – como as do joelho e do quadril – por próteses ortopédicas. Presente em 22 hospitais, o crescimento da participação da plataforma da Zimmer Biomet se deve a possibilidade de proporcionar cirurgias menos incômodas, na comparação com as técnicas convencionais.


“Receber a indicação de uma cirurgia desse porte, há alguns anos, era motivo de muito receio por parte dos pacientes, mesmo com todo o preparo e capacitação dos cirurgiões para a realização desses procedimentos. Agora, o potencial de precisão e personalização fornecidos pelos robôs é o que tem feito a diferença nas cirurgias, com incisões e abordagens menos invasivas, preservando os tecidos que revestem as articulações e permitindo encaixar as próteses de forma otimizada. Tudo isso impacta na recuperação e na retomada da qualidade de vida por parte do paciente”, explica André Gravitol, General Manager da Zimmer Biomet no Brasil.


22 hospitais e 8 estados


Desde a chegada do primeiro robô para cirurgias de joelho ROSA® Knee System ao país, há quatro anos, e do ROSA® Hip para procedimentos de quadril, no primeiro semestre de 2024, 22 hospitais já contam com o auxílio dessas plataformas. A tecnologia está disponível em 8 estados e 11 diferentes cidades do país, em localidades como São Paulo (capital e São José do Rio Preto), Rio de Janeiro (capital), Bahia (Salvador), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte), Paraná (Curitiba, Londrina e Pato Branco), Santa Catarina (Balneário Camboriú) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Passo Fundo).


“A robótica está moldando uma nova era da medicina no Brasil. A demanda por procedimentos menos invasivos, se compararmos com as cirurgias convencionais, é diretamente proporcional à evolução das técnicas e soluções tecnológicas que são criadas e aprimoradas continuamente. A expansão dessas soluções, como temos visto acontecer, alimenta as expectativas da maior acessibilidade em um prazo de tempo


reduzido. Isso significa que em breve, um número cada vez maior de pacientes poderá se beneficiar dessas soluções. A Zimmer Biomet, como líder mundial em saúde musculoesquelética, segue trabalhando sob esse propósito”, conclui o executivo.

Comentários (0)