Para fabricação de alimentos com alta demanda no fim do ano, confira dicas para uso de margarinas com 60% e 80% de lipídios

Em função da alta produção de bolos, panetones e outros produtos sazonais, a procura pelos dois tipos de margarina aumenta. M. Dias Branco traz dicas de aplicação

Para fabricação de alimentos com alta demanda no fim do ano, confira dicas para uso de margarinas com 60% e 80% de lipídios
Para fabricação de alimentos com alta demanda no fim do ano, confira dicas para uso de margarinas com 60% e 80% de lipídios (Foto: Reprodução)

Dezembro é um período bastante movimentado para o food service, pois a demanda por produtos sazonais como bolos e panetones é alta. Assim como no resto do ano, o uso adequado dos diferentes tipos de ingrediente faz toda a diferença no resultado de cada receita. A porcentagem de lipídios que faz parte da composição das margarinas, por exemplo, interfere no desempenho do preparo e no sabor do produto entregue ao consumidor final.


Margarinas com 80% de lipídios são ideais para receitas que exigem maior cremosidade, textura e sabor intenso, como panetones, pães de qualidade premium, folhados, bolos, biscoitos e massas. Essa versão também é excelente para frituras.


Já margarinas com 60% de lipídios são recomendadas para receitas com custo acessível, em preparações que exijam menor teor de gordura, como nas refeições feitas em casa para as celebrações de fim de ano.


Como principais diferenciais, a versão 80% oferece maior volume e leveza aos produtos, além de melhor estrutura e resistência à manipulação. É indicada para receitas que exigem um resultado mais profissional. Já a opção com 60% de lipídios, além de ser mais econômica, pode também reduzir o valor calórico do produto final.


Normalmente, indústrias alimentícias, transformadores de panificação e confeitaria preferem margarinas com 80% de lipídios. Essa versão é mais popular entre esses setores, pois atende à exigência de qualidade em receitas de confeitaria em geral, onde é necessário um resultado superior na produção da massa e no sabor final.


A opção 60% é a preferida por restaurantes e cozinhas comerciais. Isso porque esses setores buscam uma margarina com custo-benefício e menor teor de gordura. Cozinhas de restaurantes, padarias de pequeno porte e transformadores que trabalham com a fabricação de produtos que exigem menor teor de gordura e calorias, costumam optar por essa versão.


Além de serem muito procuradas em períodos como o Natal, a demanda pelos dois tipos de margarinas também é impulsionada em datas como Páscoa e São João.


Em 2002, buscando ampliar a sua atuação além da produção de massas e biscoitos, a M. Dias Branco inaugurou, no Ceará, a unidade de gorduras e margarinas especiais – GME. Atualmente, a unidade conta com um moderno complexo industrial para refino de óleos vegetais, fabricação de margarinas e produção de gorduras para aplicações específicas.


Entre as opções de margarinas oferecidas pela Companhia, é possível contar com Medalha de Ouro e Puro Sabor, disponíveis em baldes de 3kg e 15kg.


                                                                                                         


Sobre a M. Dias Branco


Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.


Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 


A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Comentários (0)