É possível engravidar após a laqueadura? Caso raro chama atenção e gera debate

.

É possível engravidar após a laqueadura? Caso raro chama atenção e gera debate
É possível engravidar após a laqueadura? Caso raro chama atenção e gera debate (Foto: Reprodução)


A porteira Djessica Luine Castro Correa, de 30 anos, vive um momento inesperado: grávida pela quarta vez, mesmo após ter realizado uma laqueadura no parto de seu filho caçula, há pouco mais de um ano. O caso chamou atenção para a possibilidade, rara, mas existente, de gravidez após o procedimento.


A laqueadura é um método cirúrgico que bloqueia as tubas uterinas para evitar a gravidez, mas apresenta uma taxa de falha estimada entre 0,3% e 0,5%, especialmente no primeiro ano após o procedimento. Em alguns casos, pode ocorrer a recanalização das trompas durante o processo de cicatrização, permitindo a passagem de espermatozoides e, consequentemente, a fecundação.


Com 11 semanas de gestação, Djessica se prepara emocionalmente para a chegada do novo bebê enquanto enfrenta os sintomas mais intensos da gravidez. Sua história abre espaço para discussões sobre a eficácia e os riscos de métodos contraceptivos permanentes, além dos impactos emocionais e financeiros de uma gestação inesperada.


Sobre o especialista


A Clínica Paulista de Medicina Reprodutiva (CPMR), especializada em Reprodução Humana, e com mais de 30 anos de experiência no tratamento de fertilidade, possui profissionais da Escola Paulista de Medicina - da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - que podem contribuir significativamente para essa discussão. Os profissionais abordam temas relacionados à fertilização In Vitro, outras técnicas de reprodução assistida e diversos aspectos da reprodução humana, como infertilidade, oferecendo uma vasta experiência e conhecimento para auxiliar casais no planejamento familiar e na busca por soluções.

Comentários (0)