AMRIGS encerra ponto de arrecadação com levantamento de 150 toneladas de donativos

Sede da entidade recebeu doações para desabrigados pelas enchentes e agora o foco está na distribuição dos itens recebidos

AMRIGS encerra ponto de arrecadação com levantamento de 150 toneladas de donativos
AMRIGS encerra ponto de arrecadação com levantamento de 150 toneladas de donativos (Foto: Reprodução)

AMRIGS encerra ponto de arrecadação com levantamento de 150 toneladas de donativos

Sede da entidade recebeu doações para desabrigados pelas enchentes e agora o foco está na distribuição dos itens recebidos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) encerrou, no dia 3 de junho, seu ponto de arrecadação de donativos para a população atingida pelas enchentes no estado, aberto desde 2 de maio, na sede da instituição em Porto Alegre. A iniciativa foi fundamental para pronto atendimento de gaúchos impactados pelos eventos climáticos.
 
"Seguimos empenhados nesta importante rede de solidariedade, garantindo que cada item seja corretamente classificado e entregue conforme a necessidade. Visamos otimizar a gestão dos recursos disponíveis e assegurar que a população receba os produtos de maneira eficiente e organizada", afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.
 
A primeira fase da campanha deu início ao protagonismo de cenas marcantes de força e união, com imagens impressionantes do foyer e o Teatro AMRIGS completamente lotados de roupas, cobertores e travesseiros. O volume de doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza, e ração para animais foram suficientes para superlotar os corredores do prédio onde funcionam as Sociedades de Especialidades.
 
Estes itens foram integralmente distribuídos e direcionados para instituições, ONGs, abrigos e casas de acolhimento.
 
De 9 de maio a 3 de junho, a entidade passou a receber unicamente doações de medicamentos e insumos médicos, que hoje estão armazenados em dois andares do prédio da instituição. Agora, os voluntários e parceiros atuando na sede em Porto Alegre estão dedicados exclusivamente na triagem, separação e direcionamento destes donativos. Estima-se que ao todo a AMRIGS tenha arrecadado cerca de 150 toneladas de artigos.
 
Com esta nova resolução, produtos que seriam entregues na AMRIGS, agora podem ser transportados para o Departamento de Assistência Farmacêutica do Governo do Estado. Laboratórios, distribuidoras e ONGs deverão enviar a relação dos itens para doação, constando quantidade, apresentação, lote e validade (obrigatoriamente superior a três meses) para doacoes-medicamentos@saude.rs.gov.br. O órgão público ressalta que não serão aceitas doações de Pessoas Físicas, apenas de Pessoas Jurídicas.
 
Adicionalmente, a Prefeitura de Porto Alegre informou que o município está aceitando medicamentos remanescentes de abrigos que estão sendo desintegrados. Eles podem ser enviados para Rua Engenheiro Fernando de Abreu Pereira, 549, no bairro Sarandi, na capital. É necessário informar dia e turno de envio previamente, através do e-mail caf@portoalegre.rs.gov.br
 
Distribuição dos medicamentos
 
Para a logística de entrega dos medicamentos recebidos, a AMRIGS e o Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS estabeleceram uma parceria estratégica. A AMRIGS ficou responsável pelo recebimento, triagem e organização das doações, bem como pela análise das solicitações que chegam de diversas entidades públicas. A Unimed Central de Serviços ficou encarregada da logística, retirando os produtos já embalados na sede da entidade e levando-os ao seu Centro de Distribuição em Canoas. De lá, serão despachados às Unimeds Singulares, que, por sua vez, distribuirão os itens para as instituições beneficiadas nos municípios atingidos, prioritariamente do Sistema Único de Saúde. Por fim, o Instituto Unimed/RS ficou responsável por integrar a ação, bem como buscar recursos para subsidiar o frete de transportadoras, quando houver necessidade dessa despesa.
 
PJs que gostariam de solicitar as doações arrecadadas pela AMRIGS devem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98098-8565, informando nome do abrigo, endereço completo, profissional da área da saúde responsável, número do registro profissional do responsável, contato do responsável, número de abrigados, itens e quantidade; nome e contato do responsável pela retirada da doação.
 
"Com o apoio de voluntários da área da saúde, recebemos, organizamos, estocamos e distribuímos esses medicamentos e insumos para instituições que necessitam destes itens. Esta grande operação foi realizada juntamente com parceiros como o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, representado pela presidente Giovana Ranquetat, que reuniu mais apoiadores como Farmácia São João, Dimed Panvel, Agafarma e Trier Sistemas, durante toda a ação por longas horas de trabalho. A todos, nosso reconhecimento e agradecimento", destacou Dr. Gerson.
 
Redação: Marcelo Matusiak
 
Sobre a AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

  • Fomentar a ciência e a cultura médica;
  • Promover a defesa profissional;
  • Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
  • Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.

Comentários (0)