cover
Tocando Agora:

Em busca de maiores ganhos e flexibilidade, profissão de corretor de imóveis está em alta no Brasil

Dados do Conselho Federal da categoria mostram aumento de 44%

Em busca de maiores ganhos e flexibilidade, profissão de corretor de imóveis está em alta no Brasil
Em busca de maiores ganhos e flexibilidade, profissão de corretor de imóveis está em alta no Brasil (Foto: Reprodução)

O anúncio recente feito pelo ator Marcello Anthony de ter dado uma pausa na carreira de atuação para se dedicar à venda de imóveis de luxo gerou repercussão na internet. Mas, para quem já atua no mercado imobiliário somente confirma que os dados já dizem: a profissão está em alta. E os dados divulgados pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, o Cofeci, mostram que não é só uma percepção. Segundo o levantamento, nos últimos cinco anos houve um aumento de 44% de corretores, que em 2023 somam mais de meio milhão de profissionais no país.

E assim como o ator conhecido, muitas pessoas veem na profissão uma nova possibilidade de carreira, com mais flexibilidade e ganhos que podem ser vantajosos. “A principal vantagem é poder fazer nosso próprio horário, planejar a rotina e, principalmente, baseado no nosso próprio esforço, ter um rendimento financeiro muito acima da média de outras profissões”, conta Flávia Noronha, corretora da 7 Imóveis, imobiliária especializada em imóveis de luxo de Curitiba.

E quando se fala de ganhos, importante frisar que cada imobiliária e corretor possui sua própria dinâmica, mas os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Creci) são os órgãos que definem os percentuais a serem pagos para os corretores em cada estado. No Paraná, o percentual de comissão é de 6% e para corretores que trabalham com imóveis de luxo e superluxo é uma boa oportunidade. “É bastante vantajoso, mas é preciso ter planejamento e domínio sobre a vida financeira, porque não existe ganho fixo”, alerta ela.

Para as imobiliárias, que segundo o Cofeci também apresentaram um aumento de 53% no país, a relação é de ganha-ganha. “Os corretores são a espinha dorsal do nosso negócio. Por isso a gente acredita que antes de qualquer coisa, é preciso olhar para dentro de casa, afinal, os corretores são os nossos primeiros clientes. Como trabalhamos com imóveis de alto padrão, acreditamos que o atendimento de excelência deve acompanhar essa qualidade”, disse o proprietário da 7 Imóveis, Rafael Camargo.

A 7 Imóveis possui hoje cerca de 40 corretores em sua carteira de profissionais, todos dedicados à venda de imóveis de luxo e superluxo. “A gente entende que é um mercado aquecido sim, e apostamos muito nessa qualificação, tanto que quando a Flávia entrou na imobiliária, ela não tinha experiência anterior em corretagem, mas tinha um perfil bom. Em um ano ela foi a corretora que mais fechou negócio na empresa”, ressalta Rafael.

Desafios da profissão

Apesar dos muitos atrativos, é preciso entender que existem diversos desafios na profissão que ultrapassam apenas um bom planejamento financeiro. E um dos principais é o trato com o cliente. “Os desafios são diários, pois nesse ramo não existe um dia igual ao outro. Muitas vezes o cliente entra em contato buscando um determinado tipo de imóvel, e no final acaba comprado outro totalmente diferente daquilo que tinha imaginado”, diz a corretora.

E a compra e venda, ou aluguel de um imóvel sempre envolve um grande momento na vida de uma pessoa ou de uma família. Ou seja, é preciso entender as necessidades dos clientes e paciência durante o processo. “Temos que ouvir os clientes, ter uma percepção muito grande daquilo que o cliente ou a família espera, fazer um bom trabalho de pesquisa e prospecção, sermos muito assertivos, para ajudar os clientes a realizarem o sonho deles da melhor maneira possível”, diz a corretora.

Ainda existem outros desafios a serem aprendidos diariamente, como a questão da documentação, legislação, projetos arquitetônicos, sobre os imóveis em si e diversas outras variáveis e pontos importantes que envolvem a compra e venda da um imóvel. “É gratificante o reconhecimento a cada negócio realizado, muitas vezes o carinho do cliente vem em forma de mensagem, em forma de abraço, na alegria da família ao entrar no imóvel novo. Se não tivermos foco, o resultado não vem, ou demora, e isso é verdade, e qualquer mudança de rotina, qualquer desvio do foto, o resultado já não é o mesmo”, finaliza Flávia.

Sobre a 7 Imóveis

A 7 Imóveis atua no mercado imobiliário em Curitiba desde 2018, e hoje é especialista em imóveis de alto padrão na cidade. O negócio foi fundado por Rafael Camargo, que por anos esteve à frente de grandes construtoras, incorporadoras e imobiliárias e hoje está à frente da 7I. Com mais de 40 corretores trabalhando em uma carteira de mais de 580 imóveis na cidade, a imobiliária atende também São José dos Pinhais, litoral do Paraná e Balneário Camboriú.

www.7imoveis.com.br


Comentários (0)