Startup usa IA para mapear pontos irregulares nas ruas de Lajeado, no Rio Grande do Sul

Com tecnologia acoplada em veículos, a Mapzer busca áreas em situação de risco para auxiliar a prefeitura na execução de reparos na cidade após as enchentes

Startup usa IA para mapear pontos irregulares nas ruas de Lajeado, no Rio Grande do Sul
Startup usa IA para mapear pontos irregulares nas ruas de Lajeado, no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)


Neste mês, a startup Mapzer iniciou um projeto de mapeamento das vias urbanas em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Por 90 dias, automóveis equipados com inteligência artificial (IA) serão responsáveis por detectar mais de 30 tipos de problemas de zeladoria urbana, como buracos, entulhos e grama irregular, com o objetivo de auxiliar a prefeitura na alocação de recursos nas vias e de atender às necessidades do município após as enchentes. 

 

A parceria entre a Mapzer e o ecossistema de inovação Pro_Move Lajeado vem sendo relevante para identificar os pontos mais críticos na cidade, que ainda sofre com chuvas recorrentes. Desde o último domingo (16), o nível do Rio Taquari voltou a subir e obrigou moradores de sete municípios a deixarem suas casas. No centro de Lajeado, o número de famílias que precisaram deixar suas residências aumentou de 58 para 110 e, especialmente para comércios que tentam voltar à ativa, ainda é improvável contar com um abastecimento regular de água e energia elétrica.

 

“O projeto da Mapzer traz uma tecnologia avançada que nos permite monitorar problemas urbanos de forma rápida e precisa”, destaca Cristiano Zanin, diretor de Inovação da Prefeitura de Lajeado. “A consulta ao painel de informações gerado pela inteligência artificial permite melhor visualizar as áreas afetadas, otimizando a aplicação de recursos e reduzindo o tempo de ação das Secretarias de Planejamento, Obras e Meio Ambiente.”

 

A iniciativa beneficia não só a administração pública, como também traz vantagens diretas para os cidadãos, oferecendo uma cidade mais organizada, segura e estruturada. Espera-se, com a parceria, que o modelo de mapeamento e análise das vias urbanas possa servir de exemplo para outras cidades enfrentando desafios semelhantes.

 

“Estamos em uma fase de recuperação difícil em Lajeado, enfrentando desafios como a reconstrução de infraestrutura, limpeza das áreas afetadas e assistência às famílias desalojadas, entre outras demandas. Por isso, a capacidade da IA de identificar problemas específicos na infraestrutura nos oferece uma vantagem crucial para planejar e executar reparos de forma mais eficiente. Com esse suporte, estamos criando uma cidade mais resiliente a novas adversidades”, conclui Rafael Spengler, secretário da Fazenda de Lajeado.

 

Sobre a Mapzer:

A Mapzer é uma startup brasileira que, por meio de uma inteligência artificial acoplada em veículos, faz o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando em tempo real ocorrências que impactam diretamente na vida do cidadão. Site: https://www.mapzer.com.br/ 

 

Comentários (0)