Por que doenças respiratórias aumentam no inverno?*

Gancho:* De acordo com o boletim do InfoGripe divulgado no final de junho, dez estados brasileiros apresentaram aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Por que doenças respiratórias aumentam no inverno?*
Por que doenças respiratórias aumentam no inverno?* (Foto: Reprodução)

A SRAG, ainda segundo o documento, foi causada principalmente pelos vírus da influenza A, vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus. Com a chegada do inverno, doenças respiratórias em geral circulam com mais facilidade.


*Entrevistado:* Ricardo Alves, pneumologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo (UP).


*O que ele diz:* “No inverno as pessoas têm o hábito de ficar mais aglomeradas, com as janelas fechadas, então a tendência é ter mais pessoas aglomeradas no ambiente e sempre tem alguém com algum resfriado ou alguma virose. Isso propicia a propagação desses vírus e, quanto mais gente doente, mais gente transmitindo a virose. A gente teve essa experiência com a covid, que acho que foi bem ilustrativa. Além disso, no frio a gente fica exposto a um ar mais seco, o que às vezes facilita a quebra de barreira nas mucosas respiratórias e também uma queda discreta na imunidade. São fatores que, somados, levam ao aumento da incidência de doenças respiratórias no inverno. Muitas vezes, uma doença viral, inicialmente, pode se transformar, depois, como complicação, numa infecção bacteriana, vindo aí sinusites, otites, até pneumonia, eventualmente.”


*Sugestões de perguntas:*

1. Por que as doenças respiratórias são mais comuns no inverno?

2. O que fazer para prevenir essas doenças?

Comentários (0)