Cromai foi a única startup do agro selecionada para projeto de desenvolvimento de aplicações de tecnologia 5G

Agtech também figurou como destaque em IA no relatório Google for Startups

Cromai foi a única startup do agro selecionada para projeto de desenvolvimento de aplicações de tecnologia 5G
Cromai foi a única startup do agro selecionada para projeto de desenvolvimento de aplicações de tecnologia 5G (Foto: Reprodução)

O Programa OpenRAN@Brasil, conduzido pela Sistema RNP, que conecta universidade e institutos de pesquisa, em parceria com o CPQD (Centro de Desenvolvimento de Telecomunicações), selecionou, via chamada pública, seis startups que estejam desenvolvendo aplicações 5G, ou que possam se beneficiar da tecnologia 5G, interessadas em utilizar sua plataforma de testes (testbed). A Cromai, foi a única entre as escolhidas voltadas para o agronegócio.


As startups selecionadas receberão capacitação técnica para utilizar o testbed OpenRAN@Brasil, suporte financeiro para desenvolvimento do projeto e acesso a terminais para experimentação. A chamada pública recebeu 50 propostas, em temas relacionados à Indústria 4.0, Saúde, Agroindústria, Telecomunicações, Entretenimento, Educação e Cidades Inteligentes. “É uma grande oportunidade estar entre as seis selecionadas. Com isso pretendemos melhorar nossas tecnologias atuais para que possam ser ainda mais abrangentes no campo”, explica Guilherme Castro, CEO da Cromai.


Google


O trabalho com inteligência artificial no agro da Cromai tem chamado a atenção do Google. A agtech foi mencionada no relatório Google for Startups Brasil, que explora o desenvolvimento da IA no país e seus possíveis impactos. “Fomos considerados destaque pelas nossas tecnologias e também pela captação de R$ 30 milhões. A Cromai foi a única empresa do agro incluída no material, o que nos coloca como referência no setor”, acrescenta Castro.


Recentemente houve outras aproximações como a participação do CEO da Cromai em um vídeo para divulgar o relatório nas redes sociais do Google e a participação em um evento com o CEO da Google no Brasil, Fábio Coelho e outros membros da diretoria global da companhia. “Participei de uma roda de conversa com eles e mais cerca de 15 pessoas sobre o futuro da inteligência artificial no mundo. Foi muito interessante entender a visão de pessoas que estão diretamente envolvidas na estratégia do Google no mundo sobre IA. Com isso conseguimos antecipar tendências e pensar em algumas soluções e produtos, fazendo uma analogia com a nossa realidade e estratégias.”.


Sobre a Cromai


Com a principal tecnologia desenvolvida pela Cromai – Scan Weed, os produtores conseguem fazer a pulverização de defensivos de forma precisa e localizada, proporcionando uma redução média de 60% no uso de herbicidas.


Os diagnósticos e a inteligência da Cromai permitem ainda o aumento da produtividade e da sustentabilidade nas culturas, por meio de um controle mais efetivo de plantas invasoras, redução do tempo de tratores em campo, e sua consequente queda no consumo de combustível e emissão de gás carbônico. Além disso, a startup disponibiliza outras soluções de IA como detecção de impurezas vegetais nos carregamentos de cana-de-açúcar, chamada de Cromai Sentinel e o Cromai Scan Growline, que detecta falhas de plantio na cultura da cana-de-açúcar utilizando imagens de drones e o algoritmo que identifica e classifica falhas acima de 50 cm.


 

Comentários (0)