Novo candidato democrata nas eleições americanas e a política migratória

Pauta: Novo candidato democrata nas eleições americanas e a política migratória Sugestão de Fonte: Advogado de imigração André Linhares

Novo candidato democrata nas eleições americanas e a política migratória
Novo candidato democrata nas eleições americanas e a política migratória (Foto: Reprodução)

Diante da desistência de Joe Biden de concorrer à reeleição, surgem muitas dúvidas. Tudo indica que a nova candidata, que irá disputar a presidência dos Estados Unidos com o republicano Donald Trump, será a atual vice de Biden, Kamala Harris, no entanto, não há certezas. Quem irá realmente concorrer? Quais as suas propostas e ideias?


Um dos temas que gera mais preocupação para os cidadãos americanos é a imigração ilegal. É sabido que o candidato à presidência dos Estados Unidos Donald Trump defende políticas duras em relação à imigração. No entanto, o atual presidente Joe Biden vem sendo criticado neste aspecto tanto por democratas quanto por republicanos. Os primeiros consideram que suas medidas são uma continuidade das adotadas por Trump, enquanto os adversários consideram que suas políticas são liberais demais. E quais serão as medidas propostas por Kamala ou por qualquer outro candidato democrata em relação a este aspecto?


Esta é uma das principais preocupações dos norte-americanos. De acordo com pesquisa do Instituto Gallup, a migração foi citada como principal preocupação por 28% dos entrevistados, à frente de outros temas como governo e economia, com 20% e 12% respectivamente. Enquanto a polêmica se mantém, os cruzamentos ilegais pela fronteira com o México batem recordes, chegando a 2 milhões de pessoas desde 2021. Por este motivo, Biden pediu a aprovação de um pacote legislativo que permitiria o fechamento da fronteira, que está sendo barrado pelos republicanos no Congresso. Trump defende que sejam praticadas deportações massivas para tirar os ilegais do país.


Diante deste cenário, medidas mais duras devem ser tomadas, tanto pelo democrata quanto pelo republicano, independente de quem vença a eleição. Mas o quão restritivas estas políticas serão, dependerá do perfil de cada um.


André Linhares tem registro na OAB, no Brasil, e no NY Bar, nos EUA, e com mais de 11 anos de experiência no direito internacional, já ajudou milhares de brasileiros a regularizarem sua situação nos EUA. Além de sua prática na advocacia imigratória americana, o Dr. Linhares também participa ativamente do Comitê de Combate ao Exercício Ilegal da Advocacia nos EUA, prática ilícita que tem se tornado mais frequente nos últimos anos.


Comentários (0)