Lei cria Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil

Norma teve origem em projeto do Senado aprovado pela Câmara dos Deputados Compartilhe Versão para impressão

Lei cria Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil
Lei cria Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil (Foto: Reprodução)

Foi publicada nesta segunda-feira (29) https://www2.camara.gov.br/legin/fed/lei/2024/lei-14936-26-julho-2024-796001-norma-pl.htmlque cria o Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil, a ser celebrado em 14 de abril. A intenção é conscientizar a população dos riscos que as crianças correm de se afogar. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 1.480 crianças morreram afogadas no Brasil em 2019, 59% em piscinas ou equipamentos similares localizados em residências.


O projeto que deu origem à norma (PL 3561/23) foi apresentado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO) e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em maio, com parecer favorável da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).


Eduardo Gomes explica que a data escolhida honra a memória da menina Susan Delgado, que morreu afogada aos dois anos. Por causa da tragédia, o pai de Susan, Alex Delgado, criou o “Projeto Susan Forever”, que lista cuidados que devem ser adotados para evitar o afogamento infantil, entre eles supervisão ininterrupta das crianças enquanto elas estiverem na água e a implantação de cercas e câmeras em áreas de piscinas.


Da Agência Senado - ND

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Comentários (0)