Heróis da solidariedade são reconhecidos em evento na sede da AMRIGS

Cerca de 700 profissionais de saúde e voluntários foram homenageados por sua dedicação e coragem durante as operações de socorro e assistência humanitária na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul

Heróis da solidariedade são reconhecidos em evento na sede da AMRIGS
Heróis da solidariedade são reconhecidos em evento na sede da AMRIGS (Foto: Reprodução)

A noite de 08 de agosto foi marcada por emoção e reconhecimento do trabalho de centenas de pessoas que fizeram a diferença em um momento crítico para o Rio Grande do Sul. As enchentes, ocorridas em maio deste ano, foram a maior tragédia climática já registrada no estado. A celebração na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) destacou a bravura e a dedicação dos médicos e profissionais de saúde que, desde maio de 2024, uniram-se à instituição para apoiar a comunidade gaúcha.
 
Desde o início das operações, a sede da entidade, em Porto Alegre, funcionou como um centro de recebimento e distribuição de donativos, concentrando-se posteriormente exclusivamente em medicamentos e insumos de saúde. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., ressaltou o importante trabalho conduzido e a força da corrente de solidariedade que se formou.
 
“No dia 1º de maio, começamos a perceber a gravidade da situação que se aproximava. Imediatamente, entramos em contato com as autoridades de saúde colocando a AMRIGS à disposição. No dia seguinte, mobilizamos toda a equipe e abrimos nossas portas para receber doações. A estrutura foi rapidamente transformada, além de disponibilizarmos uma plataforma de telemedicina, que contou com a participação de mais de 6 mil médicos voluntários, de todo o Brasil. Realizamos aproximadamente sete mil consultas, uma iniciativa que teve um impacto fantástico”, afirmou.
 
Durante a cerimônia, a Dra. Luciana Filchtiner Figueiredo, uma das principais responsáveis pela coordenação das doações de medicamentos e insumos médicos, foi agraciada com o título de Sócio Honorário da AMRIGS.
 
“Contamos com o apoio de profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo farmacêuticos, enfermeiros e biomédicos, entre outros. Além disso, um grupo de especialistas em informática nos ajudou a organizar e gerenciar o material em estoque. O trabalho tomou uma dimensão que nunca imaginávamos. Por isso, é uma grande honra estar aqui e receber esta homenagem, mas gostaria de estender esse reconhecimento a todos os voluntários que colaboraram conosco. Sem o esforço e dedicação de cada um, não teríamos conseguido realizar o trabalho da maneira como o fizemos, em nome da instituição que tanto me orgulha, que é a AMRIGS”, destacou.
 
Sócio Benemérito
 
A solenidade também contou com a entrega do título de Sócio Benemérito a voluntários que se destacaram por suas contribuições. Foram homenageados: a presidente do Conselho de Farmácia do Rio Grande do Sul, Giovana Ranquetat; as farmacêuticas Priscila Moroto e Clarissa Xavier; a biomédica Joseína Gayger; a dentista Flávia Abich; a enfermeira Alba Maria Ferreira La Rosa; e a psicóloga do Grupo DOC, Rosângela Comparsi. Também foram reconhecidos Luciano Lorenz, da startup Webmed – Solução Shortmed; Roger Greco, do setor Alimentação - Restaurante Outback; André Vargas, da Master Trail, escola de pilotagem de motos que auxiliou no transporte de donativos; e Kate Salem, do setor de Logística. Cada um recebeu um certificado em reconhecimento ao seu compromisso. A presidente do Conselho de Farmácia do Rio Grande do Sul, Giovana Ranquetat, falou em nome dos homenageados.
 
“As cenas de desespero e desolação foram realmente perturbadoras. Muitas empresas, grandes e pequenas, foram devastadas. No entanto, saímos mais fortes desta crise. Médicos e farmacêuticos trabalharam juntos, de mãos dadas, em prol da saúde e do bem-estar das pessoas. Liderar a categoria farmacêutica do Rio Grande do Sul durante essa tragédia, com proporções sem precedentes em nosso estado e no país, foi um desafio imenso, mas também profundamente gratificante”, disse.
 
A farmacêutica Priscila Moroto, que esteve à frente das ações de distribuição, compartilhou as adversidades enfrentadas.
 
“Cada profissional desempenhou um papel importante, seja médico, farmacêutico, enfermeiro, biomédico ou biólogo. Cada um contribuiu de forma significativa para o movimento e o sucesso das nossas atividades. Estou profundamente agradecida a todos. A união e a força coletiva foram o grande diferencial para tudo”, afirmou Priscila.
Empresas e Entidades Parceiras
 
Organizações da área da saúde foram reconhecidas por sua contribuição. Foram parceiras da AMRIGS: AGK Vida Promedic, Airela Indústria Farmacêutica, Apsen Farmacêutica S/A, Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda, Associação Catarinense de Medicina, Associação Médica Brasileira, Associação Médica de Londrina, Associação Paulista de Medicina, Audax Química Ind. e Com. de Produtos para Higiene Limp., Ballke Produtos Hospitalares, Bayer S/A, Cremer S.A, Dimed Distribuidora de Medicamentos - Panvel, Farmácias São João, Fertilitat - Centro de Medicina Reprodutiva, Fundação Universitária de Cardiologia, Grupo de Voluntários de Rio do Sul, Hypera Pharma, Indrel Indústria de Refrigeração, Laboratórios B. Braun S.A., Monte Bravo Assessoria de Investimentos, Nutriport Comercial Ltda, ONG Beloved, SESI - Serviço Social da Indústria, Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional Rio Grande do Sul, Sociedade de Anestesiologia do RS, Sociedade Brasileira de Dermatologia - Secção RS (SBD-RS), Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e Sociedade Médica do Rio de Janeiro.
 
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:

Fomentar a ciência e a cultura médica;
Promover a defesa profissional;
Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.
Fonte: 

Comentários (0)